1
Qual o primeiro passo?
Acompanhar nossa divulgação nas redes sociais, conferir o próximo evento, mandar uma mensagem avisando que vai ajudar e comparecer no dia e horário marcados! Todos os interessados começam trabalhando nas feiras de adoção ou nos briques!
2
Tem algum pré-requisito para participar?
Sim! Um voluntário da Apata tem que estar preparado para trabalhar! Roupa confortável e muita disposição! Não existe inscrição, taxa ou qualquer formalidade para iniciar o trabalho voluntário. Você deve comparecer ao evento e estar preparado para auxiliar no que for pedido.
3
Participando do evento eu já tenho obrigações como voluntário?
Não! Todos os voluntários que iniciam e participam dos eventos são chamados "Voluntários por 1 dia", porque sua única obrigação é cumprir o que foi combinado naquele dia! Você pode permanecer nessa modalidade de voluntariado por quanto tempo quiser, ajudando somente quando tem disponibilidade. Se, depois de muito tempo, trabalho e dedicação você quiser fazer parte do grupo de voluntários fixos, daí sim você passa a ter obrigações quanto a outras atividades.
4
Mas o que um voluntário novo faz?
Um voluntário novo auxilia nas feiras de adoção cuidando dos animais, repondo água, ajudando a fazer o rodízio para a ração, recolhendo os jornais usados, enfim, dando apoio para os voluntários que estão preparados para atender o público e realizar as adoções. Nos briques, os voluntários novos trabalham ajudando nas bancas. Em cada situação existe uma tarefa diferente!
5
Se eu for voluntário, posso começar a resgatar os animais que vejo na rua?
Não! Um novo voluntário vai aprender como funciona nosso trabalho e vai entender que não conseguimos tirar todos os animais das ruas. A motivação para se tornar voluntário deve ser TRAZER ajuda para o trabalho que já está sendo desenvolvido, não buscar ajuda para seus interesses pessoais (por mais bem intencionados que eles sejam).
6
Se eu for voluntário, posso mandar meus animais para o veterinário pela Apata?
Não! Definitivamente não! Cada voluntário é responsável pelos seus animais de forma particular. A clínica somente interna animais pela Apata com a autorização da Diretoria. E antes disso acontecer, o grupo de voluntários membros entra em consenso sobre o atendimento. Dessa forma, um voluntário novo não pode nem autorizar atendimentos por conta própria e nem encaminhar seus animais pela Apata.
7
Os eventos da Apata são aos sábados. Se eu não puder participar aos sábados, ainda posso ser voluntário?
Neste caso, precisamos conversar e ver como você pode nos ajudar.
Se você examinou todos os tópicos acima e acha que tem perfil e vontade de ser voluntário, siga nossas redes, fique atento ao calendário de eventos e informe que você vai comparecer para ajudar! Podemos garantir uma coisa: é muito trabalho, mas compensa!